APENAS UMA MULHER
Vanderli Medeiros
Queria abrir-te meu coração,
escancarar as portas da minh'alma,
expor todos os hematomas,
revelar com quantas dores e desamores
tive que conviver desde o meu nascer...
Morri e renasci a cada golpe...
Na hora, parecia fatal,
de um veneno letal!
Depois de espargir toda a dor,
verter lágrimas multicor,
predominando vermelho sangue...
Eis-me aqui, outra vez, de alma vazia...
Estancada a hemorragia,
cicatrizes expostas, d'alma quase morta,
batendo à tua porta,
pedindo-te outra chance...
Antes que digas não, abrir-te-ei toda minh'alma
para que me vejas como sou: límpida e transparente
e, de tudo que me restou, foi o meu grande amor,
e a certeza de que sou aquela que você sempre buscou:
APENAS UMA MULHER,
buscando
APENAS UM HOMEM!
Que traga com ele
todos os predicados e adjetivos
que esse nome (HOMEM) assume!
sábado, 10 de abril de 2010
A Evolução dos Computadores
A Evolução dos Computadores
A partir de 1975, dizemos que os computadores entraram na sua quarta geração (e estão até hoje). Encontram-se nesta geração os que caracterizam-se por circuitos integrados em longa escala, LSI ( produzidos pela Intel ).
1975
Em fevereiro, Bill Gates e Paul Allen desenvolvem a versão mais aperfeiçoada da linguagem Basic (criada em 1963, no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores. Em abril, a dupla funda a Microsoft, que se torna a maior e mais importante companhia de software do mundo.
- A primeira rede comercial foi implantada, que era equivalente à ARPANET.
- Foi anunciado o Altair 8800, baseado em um microprocessador da Intel 8080.
- Lee Felsentein inventou o VDM (módulo de indicador visual).
- Foi lançado o Tandem-16, o primeiro computador para transação on-line de processos.
1976
- Steve Wozniak e Steve Jobs terminam o projeto do micro Apple I, o primeiro microcomputador feito para ser vendido em grande escala, e fundam a Apple Computer Company.
- The Cray I notabilizou-se como o primeiro processador vetorial comercial.
- Gary Kildall desenvolveu o CP/M, um sistema operacional para computadores pessoais.
1977
- Surge o Commodore PET (Personal Eletronic Transactor), um dos primeiros computadores pessoais que foi lançado no ano.
- O Apple II apresenta características inovadoras: circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos.
- Aparece mais um computador pessoal, o Tandy Radio Shack's (TRS-80), que vende no primeiro ano mais de 10 mil unidades.
- O governo dos EUA adota o padrão de encriptografia de dados da IBM (chave para destravar mensagens codificadas, que servem para proteger os dados confidenciais dentro de suas agências).
1978
- O VAX 11/780, da Digital Equipment Corporation, caracterizou-se por ser uma máquina capaz de processar até 4.3 gigabytes de memória virtual, provando ser o mais rápido dos minicomputadores da época.
- O disco flexível de 5 ¼" transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após que a Apple e o Tandy Radio Shack's adaptaram seus softwares para este formato.
1979
- A Motorola inventa um microprocessador, o 68000, que se mostra mais veloz que os concorrentes.
- Daniel Bricklin e Robert Frankston, programadores da Universidade Harvard, desenvolvem um programa que transforma os computadores comerciais em pessoais, o Visicalc.
1980
- O primeiro Hard Disk Drive para microcomputadores é capaz de armazenar cinco megabytes de dados. Foi produzido pela Seagate Technology.
- A Phillips desenvolve o primeiro disco óptico de armazenamento de dados. Tinha uma capacidade sessenta vezes maior que o disco de 5 ¼".
- Um computador habilitado com alto desempenho na busca de informações é inventado por John Shoch, da Xerox.
1981
- A IBM lança o PC-5150, o antecessor de todos os micros existentes. Tinha 64 Kbytes de memória e velocidade de 4,77 megahertz. O MS-DOS foi o software utilizado pelo PC-5150, o que proporcionou uma aliança entre a IBM e a Microsoft
- O primeiro computador portátil é lançado, o Osborne I.
- A primeira estação de trabalho, a DN100, foi desenvolvida pela Apollo Computer. Sua capacidade era superior a muitos micros de preço equivalente.
1982
- O lotus 123 é desenvolvido por Mitch Kapor para o PC da IBM.
- O filme "Tron", da Disney, fez com que a utilização dos gráficos gerados por computadores em filmes sofresse um aumento.
1983
- A Apple desenvolve o primeiro computador pessoal com interface gráfica.
- A Compac lança seu primeiro PC com software da IBM.
- O Windows e o Word são apresentados pela Microsoft.
- O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi introduzido na North American Music Manufactures em L.A.
1984
- A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador com mouse e interface gráfica. A utilização do disquete de 3 ½" cresceu devido à sua utilização no Macintosh.
- A IBM lança o PC-AT, mais rápido que o original, tornou-se um grande sucesso por seu ótimo desempenho e grande capacidade de armazenamento.
- Willian Gigson inventa o termo Ciberespaço, no livro Neuromancer.
1985
- A Microsoft lança uma versão do Windows e do Word que rodam em computadores Macintosh.
- A Internet ganha força com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas com o NFSNET.
- O mercado de CDs de música aumenta com a alta capacidade de armazenamento de CD-ROMs.
- A linguagem de programação C++ surge e domina a indústria de computação.
1986
- O estudo sobre a Inteligência Artificial é impulsionado quando Daniel Hillis desenvolve o conceito de conexões paralelas.
1987
- A IBM lança o PS/2 fabricado com drives de 3 1/2”.
- Willian Alkinson projeta o Hypercard (software que simplifica o uso do computador em aplicações domésticas)
- O microprocessador 68030 da Motorola é desenvolvido.
1988
- A companhia NeXT é fundada por Steve Jobs, que foi o co-fundador da Apple.
- Tin Toy, da Pixar, ganha o Oscar de melhor desenho animado em curta metragem utilizando os recursos de animação de computadores.
1989
- A Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transistor
- O jogo SimCity é lançado. Ele utiliza diversos dispositivos de simulação.
- Realidade Virtual foi o tema da convenção de Siggraph´s.
1990
- Há uma atualização do Windows. O Windows 3.0, que foi lançado em 22 de maio, é compatível com o DOS.
- Nasce a World Wide Web do desenvolvimento do HTML.
1991
- Uma aliança entre a Apple, a IBM e a Motorola produz o Power PC.
1992
- A versão 3.1 do Windows chega às lojas.
- O candidato à vice-presidência dos EUA, Al Gore lidera um projeto para permitir a entrada de qualquer cidadão à Internet.
1993
- O Pentium, da Intel, é lançado. Tem 3,1 milhões de transistor, memória de 4 gigabytes e velocidade de 66 megahertz.
- O PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1.
1994
- O Netscape Communications é fundado e o primeiro browser torna-se disponível, criando um crescimento de surfistas na Web.
1995
- "Toy Story" é o primeiro longa feito totalmente com animação de computador.
- O Windows 95 é lançado.
- A linguagem Java é descoberta.
- a Netscape amplia suas conexões na Internet.
1996
- O Pentium Pro é lançado.
1997
- O Netscape Navigator 2.0 é o primeiro browser com suporte para o Java Script.
- Um computador de IBM, o Deep Blue, ganha do campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.
1998
- É lançado o Pentium II.
- A versão do Windows 98 chega às lojas.
1999
- O Linux é lançado pelo finlandês Linus Torevald.
2000
- A Intel lança uma quantidade limitada de Pentium III. É apresentado o Windows 2.000
- É apresentado o Windows Millenium
2001
- O Linux Kernel é lançado.
- O Pentium 4 é apresentado
2002
- É apresentado o Windows XP
2006
- O Pentium Duo Core é Apresentado
- O Windows Vista é apresentado em versões de teste.
Fonte: http://www.brasilescola.com/informatica/evolucao-dos-computadores.htm
Plano de Aula - Futebol
Futebol para todos
Bloco de Conteúdo
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Conteúdo
Esportes, jogos, recreação
Objetivos
• Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
• Vivenciar jogos com a bola no pé.
• Conhecer e recriar as regras da modalidade.
• Proporcionar interatividade
Conteúdos
• História do futebol no Brasil.
• Preconceito de gênero, etnia e classe social.
• Jogos com bola.
Conteúdo relacionado
Especial
• Copa do Mundo
Reportagens
• Muito mais que futebol
• Maracanã, a construção de um símbolo
• A Matemática do futebol
• Jogo: Labirinto da tabuada
• Bate-bola na escola
• Como acontece a escolha do país-sede da Copa do Mundo?
Anos
1º ao 5º.
Tempo Estimado
12 aulas.
Material necessário
Bolas, Campo de futebol.
Desenvolvimento
1ª ETAPA Pergunte quantas formas de futebol a meninada conhece. Proponha uma alternativa: o futebol de mãos dadas. Observe se houve exclusão e incentive modificações para que todos joguem.
2ª ETAPA Recrie a história do futebol no Brasil, pontuando que, no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência. Peça uma pesquisa com entrevistas: mães ou avós jogavam? E funcionários mais idosos? Discuta os resultados.
3ª ETAPA Apresente fotos com variações da modalidade (de salão, de praia etc.) e introduza o futebol em miniquadras. Coloque dois gols a cada meia quadra e estimule a garotada a criar regras.
Avaliação
Observe as contribuições nas reflexões em grupo e a participação nas aulas práticas. Atente para a evolução de cada um no jogo e verifique a atuação dos menos participativos: veja se tiveram o direito a voz para expor problemas.
Bloco de Conteúdo
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Conteúdo
Esportes, jogos, recreação
Objetivos
• Compreender o futebol como forma de expressão de grupos sociais.
• Vivenciar jogos com a bola no pé.
• Conhecer e recriar as regras da modalidade.
• Proporcionar interatividade
Conteúdos
• História do futebol no Brasil.
• Preconceito de gênero, etnia e classe social.
• Jogos com bola.
Conteúdo relacionado
Especial
• Copa do Mundo
Reportagens
• Muito mais que futebol
• Maracanã, a construção de um símbolo
• A Matemática do futebol
• Jogo: Labirinto da tabuada
• Bate-bola na escola
• Como acontece a escolha do país-sede da Copa do Mundo?
Anos
1º ao 5º.
Tempo Estimado
12 aulas.
Material necessário
Bolas, Campo de futebol.
Desenvolvimento
1ª ETAPA Pergunte quantas formas de futebol a meninada conhece. Proponha uma alternativa: o futebol de mãos dadas. Observe se houve exclusão e incentive modificações para que todos joguem.
2ª ETAPA Recrie a história do futebol no Brasil, pontuando que, no passado, muitos não podiam praticá-lo: negros, mulheres, pessoas com deficiência. Peça uma pesquisa com entrevistas: mães ou avós jogavam? E funcionários mais idosos? Discuta os resultados.
3ª ETAPA Apresente fotos com variações da modalidade (de salão, de praia etc.) e introduza o futebol em miniquadras. Coloque dois gols a cada meia quadra e estimule a garotada a criar regras.
Avaliação
Observe as contribuições nas reflexões em grupo e a participação nas aulas práticas. Atente para a evolução de cada um no jogo e verifique a atuação dos menos participativos: veja se tiveram o direito a voz para expor problemas.
CFC - CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
O Conselho Federal de Contabilidade - CFC foi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).
(FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Federal_de_Contabilidade)
(FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_Federal_de_Contabilidade)
ADMINISTRAÇÃO
Administração consiste na união entre as organizações e as pessoas, sem essa união certamente não haveria Adm, é o trabalho em conjunto de vários indivíduos para atingir seus objetivos e metas. As pessoas são recursos fundamentais para o sucesso de uma organização, aliás os únicos recursos vivos e inteligentes que as organizações dispõem para enfrentar os desafios pela frente.
Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não.
A partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos em uma organização é necessário o processo de Recrutamento que é o conjunto de várias técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização. É basicamente um sistema de informações, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
Enquanto a tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação, os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a tarefa básica da seleção é a de escolher, entre os candidatos recrutados aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo e desempenhá-lo bem. Assim, o objetivo básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica: os candidatos. O objetivo da seleção é o de escolher e classificar os candidatos adequados ás necessidades da organização.
Assinar:
Postagens (Atom)